top of page

Programa ATITUDE promove ações de Redução de Danos e Riscos em festividades juninas

Atualizado: 9 de jul.

Durante as celebrações do São João, as equipes do Programa ATITUDE - Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus Familiares estiveram ativamente presentes, promovendo a conscientização sobre a importância da redução de danos e riscos, além de oferecer apoio e acolhimento às pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas.

As ações permitiram realizar abordagens individuais, acolhendo pessoas usuárias de drogas que vivem em contextos de vulnerabilidade, exposição a riscos e precariedades agravadas pela situação de rua. Essas intervenções visaram a prevenção e a entrada no Programa ATITUDE, promovendo um suporte contínuo e programado.


Caruaru

No São João de Caruaru, a equipe do ATITUDE nos Territórios - ANT Caruaru esteve nas ruas para defender que o cuidado deve ser uma tradição nas festas populares. Conversando com a população, a equipe apresentou o Programa e destacou a importância da redução de danos, do acolhimento às pessoas usuárias de substâncias psicoativas, e da necessidade de acompanhamento sistemático vinculado ao acesso à rede de serviços e benefícios socioassistenciais.


Jaboatão dos Guararapes

Em Jaboatão dos Guararapes, a celebração junina foi marcada por comida típica, pescaria e arrasta-pé. A ação envolveu a equipe do ATITUDE nos Territórios - ANT Jaboatão dos Guararapes e teve como público participante as pessoas usuárias de substâncias psicoativas acompanhadas pelo Programa. Atividades de cultura, arte e lazer foram realizadas com o objetivo de favorecer o acesso das pessoas atendidas ao mundo das múltiplas expressões artísticas, fortalecendo sua identidade e ampliando seu repertório.


Cabo de Santo Agostinho

O ANT Cabo de Santo Agostinho marcou presença no tradicional Trem do Forró, promovido há 34 anos entre Recife e Cabo de Santo Agostinho. A equipe realizou ações e abordagens sociais, proporcionando acesso aos serviços do Programa ATITUDE às pessoas em situação de rua e àquelas que, por qualquer razão, não conseguem chegar aos serviços ofertados.


Recife

Na capital pernambucana, o ANT Recife colocou sua equipe na Avenida Rio Branco, um dos polos juninos da São João Recifense. É um dos objetivos do Programa ATITUDE realizar intervenções comunitárias para incentivar a comunicação não-violenta e a cultura de paz.


Sobre o Programa ATITUDE


A abordagem do Programa ATITUDE se ampara nas Políticas Nacional e Estadual de Drogas e no Plano Nacional de Assistência Social (PNAS). O ATITUDE nos Territórios (ANT) é um serviço móvel e itinerante, que busca estabelecer e acompanhar vínculos com pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas, oferecendo orientação, encaminhamento e referência à rede de serviços, além de ações pedagógicas e intervenções sociais.


Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas de 2023, a ONU estima que cerca de 292 milhões de pessoas no mundo usaram drogas em 2022, um aumento de 20% em dez anos. Apesar de aproximadamente 64 milhões de pessoas em todo o mundo sofrerem de transtornos relacionados ao uso de drogas, apenas uma em cada 11 recebe tratamento.


O Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC) implementa o Programa ATITUDE em parceria com o Governo de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD). As atividades são articuladas e integradas para atender às situações de vulnerabilidade e risco social e/ou pessoal das pessoas que fazem uso de álcool, crack e outras drogas, bem como seus familiares, contribuindo para a consolidação de uma política pública socioassistencial especificamente voltada a esse público.

Commenti


bottom of page