Com o objetivo de dialogar sobre saúde mental, fortalecer os vínculos com a comunidade e desmistificar estereótipos acerca das pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas, neste mês, o ATITUDE nos Territórios (ANT) Caruaru participou de uma caminhada em alusão ao Setembro Amarelo, realizada pela Secretaria de Saúde de Caruaru, via Emulti 2 (equipe formada por vários profissionais de saúde). A ação aconteceu no Parque Severino Monte Negro, no bairro de Indianópolis, em Caruaru.
Sobre a participação do ANT na atividade, a psicóloga Emanuela Monteiro destacou: “Nosso trabalho, além de apresentar o Programa ATITUDE e o ANT, foi falar sobre o adoecimento mental e de formas preventivas a evitar suicídio correlacionado ao abuso de substâncias psicoativas. Foi importante levar para o(a) usuário(a) o conhecimento desses equipamentos estarem em territórios estratégicos”.
Cerca de 39 pessoas participaram da atividade que contou com os equipamentos: Unidade Básica de Saúde (UBS) Indianópolis, Programa Criança Feliz, além de Agentes de Saúde e outros profissionais da saúde do município que trabalham de maneira complementar e integrada à equipe de Atenção à Saúde Primária.
Na mesma semana, o ANT Caruaru promoveu o encontro entre as pessoas usuárias inseridas no Moradia Primeiro do Programa ATITUDE com as mulheres do Flor de Barro, grupo que busca fomentar o artesanato feminino no Alto do Moura. As artesãs Diva, Cleonice e Nicinha foram as responsáveis por mostrar a tradição dos bonecos de barro aos participantes e à equipe.
"A atividade teve como objetivo inserir os(as) usuários(as) no contexto cultural, abordando temas regionais como a cultura do barro", afirmou Sylvia Cavalcanti, psicóloga do serviço.
Neste mês, o ATITUDE nos Territórios (ANT) Caruaru também atendeu pessoas usuárias e apresentou a iniciativa em uma ação da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, realizada na comunidade do CAGEP. A ação ofertou atendimentos médicos, dentista, ventosa, manicure, vacinação de pets, serviços do Escritório Social, emissão de documentos e cadastro no CadÚnico.
“A importância da participação do Programa junto à rede fortalece os vínculos no território, potencializando a garantia de direitos através de informação e encaminhamentos”, ressaltou a Técnica em Serviço Social, Edileide Torres.
Sobre o Programa ATITUDE
A abordagem do Programa ATITUDE se ampara nas Políticas Nacional e Estadual de Drogas e no Plano Nacional de Assistência Social (PNAS). O ATITUDE nos Territórios (ANT) é um serviço móvel e itinerante, que busca estabelecer e acompanhar vínculos com pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas, oferecendo orientação, encaminhamento e referência à rede de serviços, além de ações pedagógicas e intervenções sociais.
Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas de 2023, a ONU estima que cerca de 292 milhões de pessoas no mundo usaram drogas em 2022, um aumento de 20% em dez anos. Apesar de aproximadamente 64 milhões de pessoas em todo o mundo sofrerem de transtornos relacionados ao uso de drogas, apenas uma em cada 11 recebe tratamento.
O Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC) implementa o Programa ATITUDE em parceria com o Governo de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD). As atividades são articuladas e integradas para atender às situações de vulnerabilidade e risco social e/ou pessoal das pessoas que fazem uso de álcool, crack e outras drogas, bem como seus familiares, contribuindo para a consolidação de uma política pública socioassistencial especificamente voltada a esse público.
Comments