Nesta semana, na segunda aula do Curso de Aperfeiçoamento de Cuidadores(as) das Pessoas Idosas, promovido pelo Programa de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (PPDPI) do Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), foram abordados temas essenciais sobre o envelhecimento a partir do mote “O processo de envelhecer: compreensões, práticas pessoais, profissionais e coletivas do cuidado”.
Com a facilitação de Fernanda Luma (@fernandaluma_as), psicóloga e coordenadora do Projeto sobre Suicídio - Saúde Mental Sustentável (@projetosobresuicidio), discutimos como os cuidados com o estilo de vida — alimentação, relações de trabalho, vínculos sociais, prática da espiritualidade e exposição à tecnologia — impactam nossa saúde física, mental e social ao envelhecermos.
Dados recentes do IBGE mostram que o Brasil está envelhecendo rapidamente, com a expectativa de que até 2050, 30% da população será composta por idosos. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que cerca de 15% dos idosos no mundo sofrem de transtornos mentais, principalmente depressão e ansiedade.
Na aula, também tivemos a contribuição da instrutora de Yoga Fabiana Jansen (@fabiana.jansen.yoga), que conduziu as(os) cuidadoras(es) na Yoga Nidra, também conhecida como “sono yogue”, uma prática meditativa profunda que induz um estado de relaxamento consciente entre a vigília e o sono. Durante a sessão, todas(os) deitaram-se enquanto eram guiados através de uma série de instruções que as(os) levaram a um relaxamento físico, mental e emocional profundo.
Este curso é voltado para trabalhadoras(es) das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Recife e educadoras do Programa, visando capacitar esses profissionais para promover um envelhecimento saudável e digno. Participam as instituições e abrigos: Lar de Maria, Lar Batista para Anciãos, Abrigo Espírita Batista de Carvalho, Centro Geriátrico Padre Venâncio, Casa de Acolhida Ieda Lucena, Porto Seguro e Abrigo Provisório Edusa Pereira.
Commentaires