top of page

Envelhecimento é tema de segunda aula do Curso de Aperfeiçoamento para Cuidadoras(es) de Idosas(os)

Nesta semana, na segunda aula do Curso de Aperfeiçoamento de Cuidadores(as) das Pessoas Idosas, promovido pelo Programa de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (PPDPI) do Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), foram abordados temas essenciais sobre o envelhecimento a partir do mote “O processo de envelhecer: compreensões, práticas pessoais, profissionais e coletivas do cuidado”.



Com a facilitação de Fernanda Luma (@fernandaluma_as), psicóloga e coordenadora do Projeto sobre Suicídio - Saúde Mental Sustentável (@projetosobresuicidio), discutimos como os cuidados com o estilo de vida — alimentação, relações de trabalho, vínculos sociais, prática da espiritualidade e exposição à tecnologia — impactam nossa saúde física, mental e social ao envelhecermos.


Dados recentes do IBGE mostram que o Brasil está envelhecendo rapidamente, com a expectativa de que até 2050, 30% da população será composta por idosos. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que cerca de 15% dos idosos no mundo sofrem de transtornos mentais, principalmente depressão e ansiedade.


Na aula, também tivemos a contribuição da instrutora de Yoga Fabiana Jansen (@fabiana.jansen.yoga), que conduziu as(os) cuidadoras(es) na Yoga Nidra, também conhecida como “sono yogue”, uma prática meditativa profunda que induz um estado de relaxamento consciente entre a vigília e o sono. Durante a sessão, todas(os) deitaram-se enquanto eram guiados através de uma série de instruções que as(os) levaram a um relaxamento físico, mental e emocional profundo.


Este curso é voltado para trabalhadoras(es) das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Recife e educadoras do Programa, visando capacitar esses profissionais para promover um envelhecimento saudável e digno. Participam as instituições e abrigos: Lar de Maria, Lar Batista para Anciãos, Abrigo Espírita Batista de Carvalho, Centro Geriátrico Padre Venâncio, Casa de Acolhida Ieda Lucena, Porto Seguro e Abrigo Provisório Edusa Pereira.

Commentaires


bottom of page