top of page

Direito à Educação é tema de roda de diálogo sobre direitos da pessoa idosa

Com o tema "Direito à Educação em Contextos de Finitude", o Programa de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (PPDPI) realizou, na última terça-feira (10), uma roda de diálogo na sede do SINTEPE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco). O encontro teve como objetivo discutir os avanços e desafios para garantir que a educação também alcance as pessoas idosas, incluindo aquelas que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).


Durante a manhã, a programação contou com a facilitação de Cristiane Silva, professora de classe hospitalar e Mestra em Educação, e de Antônio Gonçalves, idoso e estudante de Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), integrante do projeto Prata 50+. Já à tarde, as atividades se concentraram nas experiências de alfabetização com pessoas em situação de vulnerabilidade, a partir dos depoimentos das convidadas: Fernanda Ramos, pedagoga do Programa ATITUDE (Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus Familiares); Maria Rocha, educadora da Coletiva As Cabras; e Irís Andrade, professora e Conselheira da Pessoa Idosa de Caruaru, que tem uma experiência em Educação de Pessoas Idosas institucionalizadas.


Um dos momentos mais marcantes da atividade foi o depoimento de Antônio Gonçalves, que trouxe um pouco da sua trajetória enquanto uma pessoa idosa. “É preciso ter um propósito de vida. Quem não tem um projeto de vida? Faça! Um projeto de vida é ter razões para viver”, enfatizou Antônio.

A Coordenadora Pedagógica do PPDPI, Juliene Tenório, avaliou a importância da atividade. “A Roda de Diálogo sobre Direito à Educação em Contextos de Finitudes conseguiu reunir um grupo muito comprometido, potencializou encontros, diálogos e a luta para que o direito à educação seja garantido a todas as pessoas, inclusive as pessoas idosas!”, afirmou a também professora.


O encontro contou teve como público a equipe técnica do PPDPI/CDC, gestores/as, profissionais do cuidado e da educação, voluntários/as, pessoas idosas residentes em ILPIs/Casas Abrigo e integrantes de grupos auto-organizados, representantes de conselhos de pessoas idosas e movimentos sociais.



O projeto “Longevidade: Articulação e Promoção do Envelhecimento Ativo nas ILPIs de Recife” é realizado pelo CDC em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR) e as empresas: BASF, Cielo, Localiza, Rede D’or, Usiminas, Atacadão, Sodexo, Aché Laboratórios, Itaú e Globo. A iniciativa integra o Programa de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (PPDPI), desenvolvido através do Fundo da Pessoa Idosa.

Comments


bottom of page