O Programa de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (PPDPI) comemorou o Dia Internacional do Cuidado e do Apoio, datado em 29 de outubro, com o encerramento do Curso de Aperfeiçoamento para Profissionais do Cuidado: Envelhecimento, Direitos Humanos, Ação e Políticas Públicas. A atividade intitulada Dia do Autocuidado, realizada anualmente pelo programa, promove práticas de autocuidado para cuidadoras(es) de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do Recife. Dentre os participantes, estavam profissionais do cuidado, gestoras de ILPIs, representantes de movimentos sociais e parte da equipe técnica do Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC).
O objetivo da iniciativa é cuidar dos(as) profissionais que cuidam das pessoas idosas, trazendo na programação momentos terapêuticos e formativos. Durante a manhã, a psicóloga Júlia Santos facilitou uma oficina de SoulCollage (colagem da alma), método de autoconhecimento através de colagem de imagens. Neste contexto, a SoulCollage pode ajudar os(as) profissionais a processarem e refletirem sobre suas experiências, uma vez que atuar nesses espaços exige grande dedicação emocional e um contato constante com questões de saúde, vulnerabilidade e envelhecimento.
Fotos: Alice Lima
À tarde, a programação contou com a leitura e revisão de uma carta construída pelas/os cursistas, representada pelo coletivo das ILPIS, equipe técnica do CDC e Associação de Cuidadores e Cuidadoras de Pernambuco. A carta tem a intenção de reivindicar melhorias para a Política da Pessoa Idosa no âmbito local e estadual, e será encaminhada ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR) e Conselho Estadual dos Direitos do Idoso em Pernambuco – CEDPI/PE.
Em seguida, foram realizadas oficinas de práticas integrativas como: yoga, florais, massagem, aplicação de ventosas, auriculoterapia, tintura fitoterápica. Também foram distribuídos kits de autocuidado para cada participante. Para a idosa Margarida Francisca (62), residente em ILPI, o curso foi bastante produtivo. “Gostei muito, foi algo diferente e é muito importante discutir a saúde e o apoio da sociedade”, destacou.
Fotos: Alice Lima
Sobre a importância das atividades do PPDPI, a gestora da ILPI Lar de Jesus, Andréa Navarro, considerou: “O trabalho do CDC faz muita diferença para gente que está à frente da instituição, seja com as atividades semanais das educadoras levando um momento de lazer para as nossas idosas ou com a formação para a nossa equipe. É uma parceria para toda hora, que torna a nossa rotina mais leve e nos fortalece para buscar melhorias para nossas residentes”.
Dentro da temática "Cuidado como Direito Coletivo", o curso abordou os seguintes pontos: Processos de Envelhecimento e o Cuidado como Direito Coletivo; Envelhecimento, Direitos Humanos e Luta Antimanicomial; Políticas Públicas e Rede Socioassistencial de Atendimento a Pessoas Idosas; e Direito das Pessoas Idosas: estratégias de luta e articulação.
O projeto “Longevidade: Articulação e Promoção do Envelhecimento Ativo nas ILPIs de Recife” é realizado pelo Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC) em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR) e as empresas: BASF, Cielo, Localiza, Rede D’or, Usiminas, Atacadão, Sodexo, Aché Laboratórios, Itaú e Globo. A iniciativa integra o Programa de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (PPDPI), desenvolvido através do Fundo da Pessoa Idosa.
Comments