Promovendo laços afetivos entre gerações, o Programa de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (PPDPI) do Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC) realizou, no dia 1º deste mês, mais um encontro dos(as) idosos(as) do Lar Batista para Anciãos com as crianças da Escola Municipal Pro-Menor, localizada em Olinda. A iniciativa integra o projeto Longevidade: Articulação e Promoção do Envelhecimento Ativo nas ILPIs de Recife, implementado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR).
Os(as) idosos(as) foram conhecer o lugar em que as crianças estudam, no bairro de Rio Doce, selando mais um ciclo de fortalecimento de vínculos intergeracional. O encontro faz parte de um processo que envolve troca de cartas, presentes e mensagens, iniciado há quatro meses. O primeiro encontro aconteceu em agosto, quando as crianças foram até o Lar Batista para Ancião, no bairro da Várzea, na capital pernambucana, e conheceram os/as avôs e avós que escolheram manter contato através da mediação das educadoras do PPDPI que realizam semanalmente oficinas Viver a Vida na ILPI.
Foto: Nivaldo Neto
A coordenadora pedagógica do Programa de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (PPDPI), Juliene Tenório destaca a importância desse reencontro. “É um momento de muita alegria, as crianças ficam muito animadas e os(as) idosos(as) também. Temos certeza que ao proporcionar esses vínculos estamos trazendo mais qualidade de vida, e promovendo o afeto e o respeito em ambas as gerações”, pontua a também professora professora da Escola Municipal Pro Menor.
Foto: Nivaldo Neto
Para a idosa residente na ILPI Batista Para Ancião, Maria do Carmo Borges, conhecer a escola das crianças foi um momento marcante. “Gostei muito do passeio. Estar aqui com as crianças me fez bastante feliz”.
A atividade é uma estratégia para combater o isolamento dos(as) idosos(as) e desmistificar estereótipos sobre o envelhecimento. A intenção é contribuir para a educação de crianças comprometidas com o cuidado e o respeito à terceira idade. Ao aproximar as gerações, além de combater o etarismo, criam-se redes de apoio e troca de saberes que valorizam a ancestralidade, mantendo viva as memórias dessas pessoas que estão institucionalizadas.
Fotos: Nivaldo Neto
O projeto “Longevidade: Articulação e Promoção do Envelhecimento Ativo nas ILPIs de Recife” é realizado pelo Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC) em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR) e as empresas: BASF, Cielo, Localiza, Rede D’or, Usiminas, Atacadão, Sodexo, Aché Laboratórios, Itaú e Globo. A iniciativa integra o Programa de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (PPDPI), desenvolvido através do Fundo da Pessoa Idosa.
Comments