top of page

Caminhada Cultural da Pessoa Idosa anima ILPIs do Recife

Em momentos de festividades como Carnaval, São João, Natal e Mês da Pessoa Idosa - celebrado em outubro -, o Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC) realiza a Caminhada Cultural nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Através do Programa de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (PPDPI), as educadoras mediam atividades culturais temáticas com as pessoas idosas institucionalizadas, cuidadores(as) e gestores(as). Em outubro deste ano, a ação aconteceu entre os dias 14 e 25.


Foto: Alice Lima

Uma das atividades desenvolvidas durante esse período foi a Contação de Histórias, sob a mediação de Adélia Coelho, arte educadora, poetisa e contadora de histórias. Por meio da leitura e a escuta, as pessoas idosas puderam reviver memórias, reforçando sua identidade e autoestima ao compartilharem suas experiências e trajetórias de vida. Com a interação e a expressão criativa é possível promover alívio emocional e contribuir para uma melhor qualidade de vida, proporcionando aos/às idosos/as um espaço para se sentirem ouvidos(as), valorizados(as) e em comunidade.


Alguns acham que a atividade é sem noção. Eu já ouvi idosos dizendo "essas besteiras, eu não quero fazer". Mas essas "besteiras" fazem a diferença aqui dentro. Para uma população que não tem o aconchego do lar, que vez ou outra ver os filhos, que vez ou outra tem alguém que converse... Então, o CDC olha no olho do camarada e diz: "eu estou aqui!" destacou Betânia Bezerra, gestora do Lar Batista para Anciãos.

Momentos musicais também não poderiam faltar. Os cantores Gabriel Fonseca e Thiago Fournier embalaram as manhãs e tardes das pessoas idosas institucionalizadas durante a Caminhada Cultural de Outubro. Dançar, mesmo que de forma leve e adaptada, melhora a mobilidade, fortalece o corpo e contribui para a coordenação motora.


Foto: Nivaldo Neto

Ao todo, o CDC atua junto a oito ILPIs, sendo cinco filantrópicas e três públicas - sob a responsabilidade da gestão da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). O projeto “Longevidade: Articulação e Promoção do Envelhecimento Ativo nas ILPIs de Recife” é realizado em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR) e as empresas: BASF, Cielo, Localiza, Rede D’or, Usiminas, Atacadão, Sodexo, Aché Laboratórios, Itaú e Globo.


Nossa intenção é afirmar as pessoas idosas como sujeitos e sujeitas de direitos, e fortalecer políticas públicas. As ações incluem desenvolver métodos e formações, conectar organizações sociais, estimular a organização coletiva dessas instituições para incidência política, especialmente por meio dos Conselhos.


Confira mais imagens das Caminhadas Culturais abaixo:




Fotos: Alice Lima e Nivaldo Neto

Comments


bottom of page