top of page

13 anos do Programa ATITUDE

Em setembro, o Programa ATITUDE comemora 13 anos de existência. Criado em 2011, nasceu com o objetivo de oferecer assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas envolvidas com o uso problemático de drogas e em situação de violência. O programa promove ações de acolhimento, atendimento psicossocial e reintegração social, com foco na prevenção e na redução de danos.


A história do programa está ligada ao aumento das demandas por políticas públicas voltadas para o cuidado de populações vulneráveis, em especial nas regiões com altos índices de criminalidade e exclusão social. O ATITUDE atua em parceria com diversas secretarias estaduais e organizações da sociedade civil para garantir uma rede de apoio integral, com serviços como acolhimento emergencial, atendimento especializado, oficinas educativas, apoio jurídico e encaminhamento para serviços de saúde.


Desde 2023, a implantação do Programa é de responsabilidade do Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), que assumiu o compromisso com a garantia de proteção social de pessoas que se apresentam vulneráveis pela relação estabelecida com uso de drogas, além de outros fatores que se somam ao problema, como a quebra de vínculos comunitários e familiares, em situação de rua, por exemplo.


A Presidente do CDC, Ana Nery, ressalta a importância de comemorar esse momento tão importante para o Programa. “É muito bom para o Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC) fazer parte dessa história, de uma política que já se estabeleceu como uma Política de Estado, que é de fundamental importância para os(as) usuários(as) de substâncias psicoativas e pessoas em situação de rua. De fato, são pessoas que estão nessa situação por falta de oportunidades; e nós, enquanto instituição que implementa a política de atendimento, buscamos fazer o diferencial tanto na capacitação da nossa equipe quanto no acolhimento aos(às) usuários(as) para que possam ter mais dignidade, qualidade de vida e autonomia enquanto sujeitos políticos de direitos”, pontua a historiadora.


Compreendendo a importância de comemorar esse marco dentro dos equipamentos, os Núcleos Recife, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes realizaram encontros festivos envolvendo toda a equipe e as pessoas usuárias acolhidas; promovendo uma maior interação entre os acolhidos e os profissionais, fortalecendo os laços e construindo uma comunidade mais unida.


Jaboatão dos Guararapes

O Núcleo de Jaboatão dos Guararapes celebrou os 13 anos do ATITUDE em um evento que contou com uma programação com atividades lúdicas, brincadeiras, gincanas e lanches.

“Diante de tantas vulnerabilidades e violações sofridas pelas pessoas assistidas no Programa ATITUDE, compreendemos a importância de comemorar mais um ano. É mais um ano de garantia de direitos, mais um ano de resistência e força, mais um ano de humanidade e resiliência”, destacou Guilherme Sandes, supervisor técnico do Centro de Acolhimento Intensivo (CAI) de Jaboatão.


A equipe planejou atividades como: audiovisual, dança, quebra-cabeça e retrospectiva dos 13 anos do Programa, destacando todos os momentos e pessoas que passaram nessa trajetória.


Foto: Raissa Maria


Caruaru

Já em Caruaru, a comemoração aconteceu na sede do Centro de Acolhimento e Apoio (CAA) do município. A intenção foi fazer uma tarde de culminância e confraternização.

Segundo o coordenador do CAA Caruaru, Manuel Ventura foram momentos de muita leveza e reflexões. “Fico extremamente feliz em contribuir com essa equipe tão competente e fazer parte deste programa transformador. Foi muito gratificante ouvir o depoimento dos usuários que reconhecem a importância do ATITUDE. Destaco, ainda, que o principal impacto positivo na vida dessas pessoas é o trabalho de enfrentamento a vulnerabilidades e garantia de direitos ao longo desses anos”.




Recife

Na capital pernambucana, o Centro de Acolhimento e Apoio (CAA) celebrou com música e homenagens às pessoas da equipe que estão no equipamento há mais tempo. Um bolo de aniversário e comidas típicas de festas não poderiam faltar. Na programação, apresentação de coco, exposição de zines e jogral produzidos pelas pessoas usuárias atendidas. A coordenadora do Programa ATITUDE, Selma Silvestre, marcou presença e reiterou sua gratidão aos profissionais e às pessoas acolhidas que acreditam neste trabalho.




Cabo de Santo Agostinho

No litoral sul, quem animou a festa foi um grupo de pagode formado por pessoas usuárias e a equipe. Garantindo a ludicidade do momento, um quebra-panela também foi realizado. Participaram 35 usuários, as equipes das três modalidades do Programa (Casa de Acolhimento e Apoio; Casa de Acolhimento Intensivo; ATITUDE nos Territórios) e a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas de Pernambuco.





Comments


bottom of page